lavar louça

10 dicas para lavar louça rapidamente

Lavar louça apesar de ser uma tarefa que não requer prática ou habilidade, aplicar as dicas que preparamos tornará esta tarefa rápida e deixará sua pia organizada e limpa.


Preparação

Coloque um avental de preferência impermeável, para evitar que possíveis respingos de água e gordura, molhem sua roupa.

Use luvas, pois além de proteger suas mãos de sujeita e ressecamento, facilitam o trabalho pois melhoram a aderência ao segurar as louças.


Elimine os restos de alimentos antes de iniciar a lavagem da louça

Pegue todos os pratos e jogue os restos no lixo, pois além de evitar entupimentos, não caem nas outras louças sujando-as ainda mais. Terminado a refeição, o ideal é que já retire as sobras, pois quanto mais demorar, elas pedem grudar, dificultando a remoção e aumentando o tempo da tarefa.


Molho

Formas de vidro, alumínio utilizados em assados, normalmente ficam engorduradas, separe-as e se ver que a gordura está incrustada, esquente água e deixe de molho durante o tempo que lava as outras louças, deixando elas para o final.


Separação

Para facilitar o trabalho, junte todos os pratos, empilhando-os do maior para o menor, copos e xícaras semelhantes juntos e os talheres todos juntos ao lado. As panelas podem aguardar no fogão ao lado das louças se tiver espaço.

 
Lave em ordem

Com uma esponja limpa e detergente, comece lavando as loucas menos sujas, como os copos e xícaras, depois lave os talheres, continue com os pratos e agora que você tem mais espaço na pia, finalize lavando as panelas e formas que ficaram de molho, nesta hora a sujeita já se soltou e está fácil a limpeza delas.

Sempre ensaboe os itens de um grupo e enxágüe tudo de uma vez e em seguida parta para o outro grupo.


Plásticos

Lavar de forma eficiente potes e copos de plástico é uma tarefa trabalhosa. O plástico retém a gordura com facilidade, então uma dica aqui é se puder evitar alimentos gordurosos no plástico evite, de preferência a potes de vidro para isto.

Utilize papel toalha para remover o excesso de gordura e inicie a lavagem, enxágüe e confira, pois pode ser que você tenha que repetir o processo para tirar toda a gordura.


Esquentar água

Se você não possuir uma torneira de água quente, esquentar água e utilizar na hora de ensaboar facilitará a vida, pois a água quente ajudar a retirar a gordura com facilidade.

Atenção aos plásticos, pois dependendo da temperatura, podem derreter.


Detergente e sabão de côco

Prefira utilizar detergentes de ótima qualidade, pois você usará menor quantidade para deixar sua louça brilhando. Sabão de côco em barra também é uma ótima pedida, nossa dica é que você teste e veja em quais situações prefere cada tipo.


A esponja

Para evitar riscos indesejados, nossa dica é que você utilize esponja do tipo não risca, custam um pouco mais na aquisição, mas não riscam nenhuma louça e você poderá utilizar de qualquer lado. Caso você utilize a tradicional verde e amarelo, use o lado amarelo na maioria das louças e o verde somente onde precisa de mais força, como fundo de panelas, mas evitando possíveis riscos, lave sem exagerar na força!


Troca da esponja

Troque sua esponja a cada 20 dias, pois elas acumulam bactérias com facilidade, então faça isso e preserve sua saúde.


Finalizando

Acabou de lavar toda a louça? Agora é hora de limpar a pia e dentro da pia, peque um pedaço de esponja de aço, detergente e esfregue bem fora e dentro da pia, limpe o ralinho, enxágüe, puxe a água com um rodinho para dentro da pia e seque a parte de fora com um pano.

Louça lavada e pia seca, ótimo! Agora temos que limpar o fogão, veja nossas dicas em nosso outro artigo.

2 thoughts on “10 dicas para lavar louça rapidamente

  1. Adorei as dicas para lavar as louças, me ajudou bastante nesta tarefa do dia a dia.
    Grato por postar estas dicas, continuem postando artigos como este !!!
    Já coloquei este site nos meus favoritos.
    Grato !!!

Deixe uma resposta